sexta-feira, 18 de novembro de 2016

História do Futebol em Évora - Equipas - Sport Club Empregados do Comércio

A Associação dos Empregados do Comércio de Évora, foi fundada em outubro de 1903. Para além de ser um organismo defensor da classe, dedicou-se de uma maneira geral à instrução física e espiritual dos seus associados. Primeiramente dedicou-se à Arte da Talma, realizando recitais associativos, e mesmo públicos; na música, recebeu fartos aplausos em tournées pela província, com a sua esplêndida tuna, sob a regência de Hermínio Zorrinho, iniciando-se com uma excursão à vizinha vila de Montemor-o-Novo, em 6 de maio de 1911 (conforme local inserta em o “Sul Democrático” anunciava a comemoração do primeiro aniversário com uma festa sportiva no nº1 de 23-5-1913).

Em maio de 1912, era fundado o Sport Club Empregados do Comércio, que perdurou até 24 de agosto de 1913, em cuja data se dissolveu por assembleia geral, e fundado em sua substituição o Ginásio Clube Comércio e Indústria, e mais tarde deu-nos ainda outra formação desportiva, sob a denominação de Grupo Sportivo da Associação dos Empregos do Comércio de Évora.

Está ainda na memória dos eborenses de antanho, os grandiosos espectáculos realizados na Praça de Touros e no Rossio de S.Brás.

Com os Sports Atléticos, veio também a ser criada a secção de futebol. Possuía, igualmente, o seu órgão de imprensa sportiva, sob o título de “A Evolução Sportiva” iniciado em 19 de julho de 1913, tendo por orientadores – Celestino M. do Vale, Satyro de Carvalho, Manuel Bastos e A.Caeiro. O seu primeiro número dava direito, quando comprado à entrada na Festa Sportiva na Praça de Touros. Teve como fundadores; Satyro de Carvalho, Celestino do Vale, Jerónimo de Almeida e Manuel Mena Bastos, etc…

Direção: Satyro de Carvalho, Manuel Bastos e José Barrocas.
Sede: Rua da Selaria (por cima da papelaria Nazareth e, depois, na Praça Joaquim António de Aguiar (antiga residência da família do Ex.mo Senhor José Félix da Mira)

Teve várias formações, mas a que mais perdurou foi a seguinte:
Guarda-redes: Adriano Augusto
Defesas: Afonso Barreiros e João Gonçalves
Médios: Aníbal, Bruno e Bastos
Avançados: Francisco Mouquinho, Fernandes, Grimaldo Fernandes, Vale e Palminha

Equipamento: Blusa verde de flanela, com bolso e punhos brancos, e calção igualmente brancos


1ºTeam do Club Sport Empregados do Comércio
(Fotografia tirada no Jardim Público)

A começar da esquerda (de pé) – Manuel Bastos, João Gonçalves, Afonso Barreiros, Adriano Augusto, Grimaldo Fernandes, Francisco Monginho e Gustavo Corujo
Sentados – Bruno Godinho (capitão), Manuel Fernandes, Manuel Boleto, José Palminha e Manuel do Vale
   

Adaptado de 
"Subsídios para a História do Futebol em Évora" de Gil do Monte


Enviar um comentário
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Mensagens populares

Recomendamos ...